quarta-feira, 9 de setembro de 2009

o verdadeiro valor do anel ... brilhante!

vou apresentar-vos esta história maravilhosa:

' Um certo dia um rapaz procurou um sábio em busca de ajuda:
- Venho até cá mestre, porque me sinto tão tacanho que não tenho vontade de fazer nada. Dizem-me que não presto, que não faço nada bem, que sou lento e estúpido. Como posso melhorar? Que posso fazer para que as pessoas me valorizem mais?
O mestre sem olhar para ele disse:
- Lamento muito rapaz, mas não posso ajudar-te. Primeiro tenho de resolver o meu próprio problema. Talvez depois ... - e fazendo uma pausa acrecentou - Se tu me quiseres ajudar eu poderia resolver este assunto mais depressa e talvez depois te possa ajudar.
- Com todo o prazer mestre - gaguejou o rapaz, sentindo novamente que estava a ser desvalorizado e que as suas necessidades eram adiadas.
- Bom - continuou o mestre tirando um anel que trazia no dedo mindinho da mão esquerda. Dando-o ao rapaz acrescentou - Pega no cavalo que está lá fora e vai ao mercado. Tenho de vender este anel porque preciso de pagar uma dívida. Tens de obter por ele a maior quantia possível e não aceites menos do que uma moeda de ouro. Vai e volta com a moeda o mais depressa que puderes.
O jovem pegou no anel e partiu. Assim que chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos comerciantes que o fitavam com interesse, até o jovem dizer quanto queria por ele. Sempre que o rapaz mencionava a moeda de ouro, alguns riam-se, outros viravam-lhe a cara e só um velhinho foi suficientemente amável e se deu ao trabalho de lhe explicar que uma moeda de ouro era demasiado valiosa para ser trocada por um mero anel. Alguém, desejoso de ajudar, ofereceu-lhe uma moeda de prata e um recipiente de cobre, mas o jovem tinha ordens para não aceitar menos do que uma moeda de ouro e como tal, rejeitou a oferta.
Depois de oferecer a jóia a todas as pessoas que se cruzaram com ele no mercado, que foram mais de cem, e abatido pelo seu fracasso, o rapaz montou no cavalo e regressou para junto do sábio. Ele ansiava por uma moeda de ouro para entregar ao mestre e libertá-lo da sua preocupação de modo a poder receber finalmente o seu conselho e ajuda:
- Mestre, lamento muito. Não é possível fazer o que me pedes. Talvez tivesse conseguido arranjar-te duas ou três moedas de prata, mas não creio conseguir enganar as pessoas quanto ao verdadeiro valor do anel.
- O que disseste é muito importante meu jovem amigo - respondeu o mestre sorridente - Primeiro temos de conhecer o verdadeiro valor do anel. Torna a montar o cavalo e vai ao ourives. Quem melhor do que ele para nos dizer o valor? Diz-lhe que gostavas de vender a jóia e pergunta-lhe quanto te dá por ela. Mas não importa o que ele te ofereça, não lho vendas. Volta com o meu anel.
O jovem tornou a cavalgar. O ourives inspeccionou o anel à luz da candeia, observou-o à lupa, pesou-o e respondeu ao rapaz:
- Diz ao mestre rapaz, que se o quiser vender agora mesmo não lhe posso dar mais do que cinquenta e oito moedas de ouro pelo anel.
- Cinquenta e oito moedas? - exclamou o rapaz!
- Sim - replicou o ourives - Eu sei que com tempo poderíamos obter por ele cerca de setenta moedas, mas se a venda é urgente ...
O jovem correu emocionado para casa do mestre ansioso por lhe contar a novidade.
- Senta-te - disse o mestre depois de o ouvir - Tu és como esse anel: uma jóia valiosa e única! E como tal, só podes ser avaliado por um verdadeiro perito. Porque é que vives à espera que qualquer pessoa descubra o teu verdadeiro valor? '

esta pequena e simples história deixou-me sem palavras ... de facto, para quê esperarmos a avaliação de ignorantes e insensíveis comerciantes quando podemos ser apreciados por ilustres e sapientes ourives? ;-)

feliz 09-09-09!!!!

Sem comentários: